Onde meus talentos e paixões encontram as necessidades do mundo, lá está meu caminho, meu lugar.
Aristóteles
Aristóteles
O Emerge Você apoia as pessoas na construção de planos de vida, carreira e trabalho em sintonia com o seu propósito de vida e os desafios futuros das organizações, do mercado e da sociedade. A trajetória do programa ajudará você a aprofundar o autoconhecimento, desvendar as tendências do mundo contemporâneo, fortalecer os vínculos organizacionais e direcionar os seus impulsos empreendedores, além de identificar novas oportunidades para o trabalho e para a vida.
Durante o programa você irá explorar as 4 dimensões que determinam o seu propósito de vida: Poder pessoal/ Essência, Necessidades do Mundo, Estilo de Vida e Fluxo Financeiro.
A Mandala da Vida que EMERGE é uma ferramenta que auxilia nas reflexões durante o Emerge Você. A vida com propósito está no equilíbrio das dimensões da mandala e no nível de autoconsciência e protagonismo em cada uma delas.
Descubra o que você precisa fortalecer para encontrar o seu propósito de vida.
#mandalaemergevc
Essa dimensão ajuda você a identificar quais são os seus reais talentos e paixões, e como eles potencializam seu poder pessoal. A tomada de consciência dos seus valores e crenças é fundamental para você entender e honrar as bases da sua vida e assim se conectar com a sua essência. Também ajuda a identificar e entender os medos, barreiras, crenças e valores limitantes que impedem a expansão do seu potencial.
Aqui você fará uma reflexão profunda sobre o legado da sua vida pessoal e profissional e sobre como a sua atuação contribui para um planeta mais sustentável. Ao mesmo tempo ajuda a identificar como você contribui ou pode contribuir para as necessidades do mundo no presente e o quanto você influencia ou inspira para as necessidades e questões do futuro.
Ao reavaliar seu estilo de vida você fará um mergulho em todas as esferas da sua vida pessoal e profissional, principalmente no que se refere ao seu equilíbrio e harmonia. Aspectos como saúde, espiritualidade, vida em família, amigos, lazer, trabalho, cultura, educação, dentre outros poderão ser explorados. Você irá avaliar o quanto a sua vida é individual ou coletiva, ou seja, como equilibra a sua individualidade com a vida em comunidade. Poderá, ainda, refletir sobre o tipo de lugar para se viver mais adequado à sua personalidade e aspirações e que ofereça os elementos que você considera essenciais para uma vida equilibrada e viável.
Essa dimensão irá ajudar a elevar a consciência sobre a sua relação com o dinheiro e com os outros recursos. Você poderá compreender como obtém recursos e quais outras possibilidades existem que talvez você não tenha ainda explorado; como está o equilíbrio entre o acúmulo de recursos e dinheiro para suprir as suas necessidades individuais; e o quanto você gera de prosperidade financeira para o ecosistema que habita.
Módulo I – Olhando o passado & tendências da humanidade.
Módulo II – Ressignificando o passado, trabalhando o presente & ampliando possibilidades.
Módulo III– Construindo o futuro & práticas organizacionais inovadoras.
Visitas a empreendimentos inovadores para observar e conhecer pessoas e práticas inovadoras concretas a partir dos conteúdos dos módulos.
Os encontros são baseados nas questões essenciais de cada indivíduo/empresa.
Encontro 1 – Reconhecendo padrões, limitações e potenciais.
Encontro 2 – Reconhecendo o meu lugar.
Encontro 3 – Realizando o propósito.
Encontro 4 – Construindo auto-gestão de desenvolvimento.
A Teoria U é uma metodologia, construída sob grande influência do pensamento sistêmico, que ajuda a implementar mudanças e transformações organizacionais, além de apoiar processos de inovação. Foi desenvolvida pelo economista americano e professor do MIT, Otto Scharmer na década de 1990. É uma maneira de desenhar e conduzir profundos processos de aprendizado coletivo. O processo é dividido em três fases: Observar, Presenciar e Transformar. A essência do método está no aumento de consciência e profunda conexão com a nossa atenção e ação, o que o autor chama de ponto cego. Ele afirma que “a mesma pessoa na mesma situação fazendo a mesma coisa pode produzir um resultado totalmente diferente dependendo do lugar interior a partir do qual essa ação está vindo.”
A Antroposofia, do grego “conhecimento do ser humano”, introduzida no início do século XX pelo austríaco Rudolf Steiner, pode ser caracterizada como um método de conhecimento da natureza do ser humano e do universo, que amplia o conhecimento obtido pelo método científico convencional, bem como a sua aplicação em praticamente todas as áreas da vida humana. Se utiliza muito de arquétipos que foram estudados a fundo por outro grande pensador, o psiquiatra e psicoterapeuta suíço Carl Gustav Jung. Os arquétipos formam o cerne dos mitos das mais diferentes civilizações e culturas, nos contos de fadas, nas obras de arte e nas lendas de todos os povos. São coisas que as pessoas não sabem que sabem, mas que, quando entram em contato com elas, captam sua essência como se lembrassem de algo muito conhecido, num fenômeno intuitivo, profundamente motivador de mudanças. São imagens primordiais que na infância da humanidade formaram o inconsciente coletivo de nossa espécie, exercendo influências fundamentais no processo de desenvolvimento dos indivíduos e dos grupos sociais. Elas estão presentes de maneira quase uniforme na ação das pessoas de todos os quadrantes do planeta e em todos os tempos.
Johann Wolfgang von Goethe, ensaísta alemão, além de cientista, filósofo e botânico, foi uma das mais importantes figuras da literatura alemã (p.ex. O Fausto) e do Romantismo europeu, nos finais do século XVIII e inícios do século XIX. Como botânico descreveu a Planta Primordial, em sua obra A Metamorfose das Plantas. Goethe propôs uma observação dos objetos, chamada de observação Goetheanística, onde deve-se tomar os objetos como são e tentar penetrar sua natureza abstendo-se de qualquer opinião subjetiva e depois instaurar as condições sob as quais os objetos se inter-relacionam e esperar o que daí resulta. Essa forma de observar ajuda a ampliar o nosso olhar para nós mesmos e para o mundo e potencializam processos de desenvolvimento que se utilizam de atividades artísticas e relacionadas com a natureza. O objetivo das atividades artísticas é acessar o sentir das pessoas. A partir de atividades lúdicas como pintura, teatro, música e esculturas as pessoas podem entrar em contato com lugares mais irracionais, abstratos e menos controladas do seu ser. Assim, podem descurtinar, ou tornar mais consciente elementos importantes da sua biografia, ajudando a entender com muita profundidade quem são, possibilitando auto-conhecimento e transformação.
A Andragogia, definida por Malcolm Knowles, no século XX, é uma ciência antiga que estuda a educação para adultos com a finalidade de buscar uma aprendizagem efetiva para o desenvolvimento de habilidades e conhecimento. Knowles organizou suas ideias em torno da noção de que os adultos aprendem com mais facilidade em ambientes informais, confortáveis, flexíveis e sem ameaças. A palavra “andragogia” vem do grego andros que significa adulto, e agogôs, que denota educar. Essa ciência tem por objetivo ajudar no desenvolvimento e possui características específicas. O caminho da descoberta acontece em equipe e tem início com a colocação de um assunto ou de uma questão. O facilitador do “caminho”, cria uma situação de experiência na qual o assunto ou a questão podem ser exercitados pelos participantes. As vivências são relatadas, os fatos são colhidos, agrupados, e o grupo – auxiliado pelo facilitador – extrai destas experiências os conceitos que podem ser aplicados em outras situações semelhantes. No caminho da descoberta, o grupo atua e cria fatos. Os fatos são recolhidos e agrupados e deles procura-se extrair o conceito.
Meditação é uma jornada interior, uma jornada de autodescoberta, de uma nova descoberta. É um momento reservado para a reflexão e o silêncio, fora da agitação e ruído da vida cotidiana. Dar uma pausa nos possibilita o retorno a um ponto central do ser. Em nosso mundo moderno, o ritmo de vida está cada vez mais acelerado e estamos perdendo contato com nossa verdadeira paz e poder interior.
A palavra tibetana para meditação é “gom”, cuja origem verbal é a mesma de “habituar” ou “familiarizar”. Meditar significa habituar-se a emoções e atitudes construtivas, realistas e benéficas. Isso cria bons hábitos mentais.
em início de carreira que estão em busca da descoberta ou confirmação de sua vocação e propósito.
em fase de transição de carreira, em busca de ressignificar a sua relação com o trabalho, com as organizações que trabalham ou que queiram empreender mudanças em sua vida profissional.
que devido à nova vida, precisam se reestruturar e ressignificar o trabalho e a vida.
buscando fortalecimento de propósito, novas descobertas, inspirações e conexões.
em fase de preparação para a aposentadoria ou buscando planejar a nova fase de vida que se inicia.
Qual é o propósito da sua vida?
Qual é o significado do trabalho pra você?
É possível ter um trabalho que harmonize a sua vida?
Como você tem viabilizado seus projetos pessoais e profissionais?
Como é a sua relação com o dinheiro e com os outros recursos?
A sua vida é individual ou coletiva? Como você equilibra essas duas forças?
Você já teve BurnOut?
Que legado você esta construindo a partir da sua vida?
Como conceber novos negócios saudáveis, que sobrevivam e correspondam de forma coerente ao momento atual da humanidade?
O que a hipercomplexidade e a hiperconectividade (virtual) do mundo estão fazendo com a sua vida?
Como a humanidade tem evoluído e quais caminhos futuros estão emergindo?
Quando você virou mãe ou pai, que novos significados surgiram para a sua vida e como você fez para reequilibrá-la?
Que estilo de vida pode combinar o seu propósito de vida e o seu trabalho com significado?
Quais são os impulsos e questões que as novas gerações estão trazendo para o mundo e como podemos aproveitá-los honrando as contribuições das gerações anteriores?
Módulo 1 (presencial) – de 15 a 17 de junho/2023
Módulo 2 (presencial)– de 03 a 05 de agosto/2023
Módulo 3 (presencial) – de 26 a 28 de outubro/2023
Local: Centro Paulus
Os módulos presenciais iniciam sempre nas quintas-feiras às 9h e terminam aos sábados às 18h.
Valor total: R$ 7.500,00 (sete mil e quinhentos reais)
Neste valor estão incluídos os 3 módulos presenciais e o módulo online, além dos 4 acompanhamentos individuais, as 2 jornadas de aprendizagem e o diário de bordo.
Você poderá optar por pagar das seguintes formas:
O pagamento é feito por depósito bancário ou pix.
Quarto duplo (depende da viabilidade para formação das duplas) – R$ 941,25 (novecentos e quarenta e um reais e vinte cinco centavos) por módulo, totalizando R$2.823,75 (dois mil, oitocentos e vinte e três reais e setenta e cinco centavos).
Quarto individual – R$ 1.237,50 (hum mil, duzentos e trinta e sete reais e cinquenta centavos) por módulo, totalizando R$3.712,50 (três mil, setecentos e doze reais e cinquenta centavos).
Neste valor estão incluídas todas as refeições principais e coffee breaks, além das hospedagens.
Todos os protocolos relacionados a COVID-19 para a proteção e preservação da vida e saúde plena dos participantes, facilitadores e colaboradores serão seguidos tanto pelo Centro Paulus quanto pelo Impulso Emerge.
O valor total do investimento considerando os módulos, os acompanhamentos individuais, as jornadas de aprendizagem , o diário de bordo, hospedagem e alimentação é de R$10.323,75 (dez mil, trezentos e vinte e três reais e setenta e cinco centavos) para quarto duplo ou R$11.212,50 (onze mil, duzentos e doze reais e cinquenta centavos) para quarto individual.
Deixe o seu contato que avisaremos dos próximos eventos.